Igreja São Benedito

Breve histórico

Transcrevemos a mais antiga publicação conhecida que situa historicamente a Capela de São Benedito:

"Praça Anita Garibaldi, é o antigo largo da Igrejinha que outrora era o ponto principal dos festejos religiosos onde se reunia grande massa de povo e tudo o mais que essas festas atraem, e onde ainda em nossos dias, uma ou duas vezes ao ano, realizam-se as festas em honra de S. Benedito.

Está situada quase no termo da rua Bonfim e a seu lado, para a qual está a frente da Capela de São José do Bonfim. É de pequena dimensão, tendo ao centro um cruzeiro de madeira que ali existe desde a construção da citada Capela, feita em 1888, por Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim, de saudosa memória."

1897 - elevação de Cravinhos a município por lei n° 511
1898 - criação da Paróquia São José (sem matriz própria)
1900 - lançamento da primeira pedra da Igreja matriz São José
1905 - inauguração da Igreja matriz São José
1922 - doação da Capela São Benedito à Paróquia São José
(Cravinhos – Histórico, Geográfico, Comercial e Agrícola; de F. Gomes; 1922).

Fotos da Igreja São Benedito

Sobre a reconstrução da Igreja São Benedito (2009-2011)

Atendendo a primeira urgência

No dia 24 de fevereiro de 2009, por volta das 14 horas, todos fomos surpreendidos pelo desmoronamento das paredes laterais da Capela São Benedito, conhecida também como Matriz Velha, situada na Praça Anita Garibaldi, em Cravinhos. Como conseqüência deste desmoronamento, a residência vizinha foi afetada parcialmente em dois de seus cômodos, mas, graças à Deus, sem vítima alguma.

No boletim de ocorrência ficou registrado tudo o que a família perdeu neste acidente e que foi inteiramente reposto pela Paróquia São José. Com a colaboração dos paroquianos, que generosamente se prontificaram a ajudar-nos, pudemos socorrer a família em cada uma das suas necessidades.

A Paróquia assumiu como necessidade imediata cuidar das providências necessárias para acomodar a família, de modo que a mesma pudesse retomar suas obrigações diárias, até que os cômodos afetados fossem recuperados. No dia 26 de fevereiro a família foi para uma casa de aluguel, lá permanecendo até o término das obras.

Após sessenta e cinco dias, a família retornou para sua casa (confira reportagem de 02 de maio de 2009 no jornal "A Tribuna Regional" de Cravinhos, na pg. 13).

Nosso Conselho Administrativo

Desde agosto de 2009, reestruturando nosso Conselho Administrativo Paroquial, estamos nos reunindo para encaminhar os trabalhos de reconstrução da Capela São Benedito. Nosso Conselho Administrativo é formado pelo pároco Cônego Ronaldo Ferreira Vianna, pelos nossos diáconos permanentes Antônio Ardenghe e João J. G. Thomazelli, pelo Dr. Luiz Rodrigo Rigo Benzi, pelo Sr. José Paulo Inohue, pela Sra. Bianca Cassiaro Inohue, pela Sra. Rosa Ardenghe e pela Sra. Maria Luiza P. Thomazelli. Nosso Conselho Administrativo planeja e organiza a ação, no que diz respeito à economia e à administração em nossa paróquia.

Buscando a sua colaboração

A Paróquia São José, da cidade de Cravinhos, está iniciando as obras de reconstrução da Igreja São Benedito, a matriz velha de nossa paróquia. Foi na terça feira chuvosa do carnaval de 2009, véspera da quarta feira de Cinzas – início do tempo da quaresma para toda a nossa Igreja – que fomos surpreendidos com a notícia de que as paredes laterais e a parede do fundo, bem como o telhado, estavam no chão. Sobrara apenas o côro e a fachada da Igreja São Benedito.

Como é próprio em situações graves, muitos se precipitaram nas palavras. Todos sofremos pelo acontecido e temos agora a oportunidade de resgatar este prédio centenário do início de nossa cidade, referência religiosa da vida de tantas famílias e marco histórico de nossa Cravinhos.

A situação econômica ainda não nos é favorável, porém, já iniciamos as obras. O orçamento total da obra - entre mão de obra e o material necessário - é de aproximadamente R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais). Estamos fazendo uso de todos os recursos disponíveis. Não queremos criar dívidas para a paróquia, pois os juros não são bom negócio, assim, executaremos na medida do que pudermos pagar.

O projeto de reconstrução é do engenheiro civil José Donizeti Garcia Jeronymo, respeitando absolutamente o projeto original da Igreja São Benedito.

Solicitamos, após apreciação, sua contribuição. Nosso representante, devidamente credenciado, é pessoa autorizada para receber em nome da Paróquia São José, ou se preferir, deposite na conta 21850-2, da agência 442-1 do Banco Bradesco.

Antecipadamente, agradecemos toda atenção dispensada ao nosso pedido, e fazemos votos de que São José, nosso padroeiro, e São Benedito alcancem junto à Deus esta tão grande graça de reconstruirmos a Igreja São Benedito.
Deus o (a) abençoe!

Cônego Ronaldo Ferreira Vianna