Sobre a catequese

A catequese em nossa paróquia está dividida em três níveis: a catequese de 1ª Eucaristia, a catequese de Crisma e a catequese de Adultos.

As inscrições devem ser feitas na secretaria paroquial, no horário de expediente, de janeiro até o carnaval, quando então encerram-se as inscrições.

A idade mínima para a 1ª Eucaristia é 8 anos completos; para o Crisma é 12 anos completos; e para a catequese de adultos é de 18 anos completos.

A participação na catequese implica participação nas missas dominicais. Não participar de missa aos domingos impede a permanência na catequese.

A freqüência nas atividades da catequese é obrigatória para todos os catequizandos: Coroação de Nossa Senhora, Semana Santa, Missa especial da Páscoa, Corpus Christi, Animação da missa da catequese, etc.

O número de faltas nos encontros de catequese é limitado. Quatro faltas consecutivas excluem automaticamente da catequese. Faltas regulares também excluem da catequese.

O horário de chegada deve ser respeitado. O catequista tem o direito de não deixar participar do encontro os atrasados.

O horário de saída deverá ser respeitado. O tempo de duração de cada encontro é de uma hora e vinte minutos. Ninguém poderá sair antes.

O material necessário para a catequese é caderno, caneta ou lápis, e Bíblia (edição católica – Antigo e Novo Testamentos).

Não é possível que os catequizandos levem um colega ou irmão (irmã) consigo na catequese. Nossos catequistas não têm como acolhê-los durante os encontros.

Bicicletas, patins e outros acessórios deverão ser deixados fora da sala do encontro da catequese. Não são permitidos brinquedos, acessórios musicais, ou qualquer material que não seja aquele a ser usado na catequese.

Quanto ao telefone celular, ele deverá ser desligado antes do encontro de catequese e só poderá ser ligado depois.

O comportamento de cada catequizando, durante o encontro, será avaliado pelo catequista, bem como sua participação na catequese e participação nas missas. Se, depois de solicitada a colaboração dos pais não houver resposta satisfatória, o catequizando será dispensado da catequese.

Durante o ano, se for necessária a mudança de horário de catequese, só será feita a transferência se houver disponibilidade de horário e se houver uma razão grave!

As reuniões, com os pais dos catequizandos, são necessárias para avaliar questões fundamentais e práticas da catequese. A não participação dos pais impede a permanência dos filhos na catequese.

Temos observado a necessidade de maior orientação dos pais sobre namoro, mesmo para os pequenos. Durante os encontros de catequese não é permitido namoro.

Os pais procurem conhecer o catequista de seu filho (filha) e pelo menos uma vez no semestre conversar com o catequista.

O tempo de duração da catequese é de dois anos para a 1ª Eucaristia e de dois anos para a Crisma. A catequese de adultos tem duração de março à outubro.